sábado, 12 de dezembro de 2009

O que é um Bad Block

Antes de continuar lendo esse texto, lembre-se de que formatar um disco rígido significa apagar todos os seus dados, suas planilhas, seus documentos, seus arquivos, enfim, tudo.

Se você não possui um gravador de CDs, que facilita muito o processo, utilize um compactador como o WinZip ou WinRAR e faça um back up de seus arquivos e envie para uma conta sua no gmail ou no hotmail, depois de formatado seu disco você resgata tudo novamente.

Bad block ou setor defeituoso é o nome que é dado a uma área danificada do disco rígido, o bad block é um problema físico, é uma clara indicação que a mídia magnética do disco rígido está com problemas.

Quando é usado um utilitário de disco como o Scandisk e o Norton Disk Doctor os setores com defeito são marcados com um B, tornando o local marcado um ponto onde o sistema irá ignorar por não poder ser mais utilizado para a gravação e nem a leitura de dados, mas tem aqueles que após formatarem o disco rígido em baixo nível, dizem que os bad blocks desaparecem completamente, e desaparecem mesmo, mas eles continuam no disco rígido, então não acredite que o defeito desapareceu, principalmente se estiver comprando usados.

A verdade é que os programas de formatação física não formatam fisicamente o disco, e se isso fosse possível, o disco rígido seria totalmente danificado.

É interessante lembrar que entre as trilhas de um disco rígido há um sinal chamado servo que serve de orientação para a cabeça magnética do disco rígido, e se a gente realmente formatasse um disco rígido em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça magnética do disco rígido não teria mais como se mover.

Os programas que formatam realmente em baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar totalmente o disco, não realizando, apesar do nome sugerir, a formatação em baixo nível.

Esses programas que fazem a formatação de alto nível possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco, e quando você usa essa opção, o programa varre o disco rígido procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação através do comando format, (formatação em alto nível) esse comando pula os setores já marcados como bad block na tabela de setores defeituosos, é por isso que não fica nenhum setor marcado com bad block na FAT após a formatação, mas os setores defeituosos estão marcados na tabela de setores defeituosos.

O que acontece de fato, é que os setores defeituosos não são removidos, a formatação marca na tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore, na verdade, os setores são escondidos do sistema, mas se o bad block for ao início da trilha zero, o disco rígido estará condenado, e no máximo servirá como um disco rígido para back up porque o lugar onde obrigatoriamente deve ser gravado o boot está com defeito.

Se o disco rígido for recém formatado e novos setores defeituosos começarem a aparecer, pode começar a fazer back up dos seus arquivos e a pensar em descartar o disco rígido, porque a superfície magnética do disco está se deteriorando por tempo de uso ou por outro motivo.

O melhor programa para ser usado na formatação de baixo nível é o fornecido pelo fabricante, geralmente é disponibilizado em sua página de utilitários, se desejar, você poderá fazer o download dos programas para as marcas mais comuns de discos rígidos, basta que de uma busca na internet por utilitários para disco rígido.

Então para resumir, formatação em alto nível é feita com o utilitário format que acompanha o sistema operacional, a formatação em baixo nível é feita com o programa fornecido pelo fabricante do disco rígido, de qualquer modo, não é interessante ir formatando o disco rígido toda semana, só em casos que sejam realmente necessários, os fabricantes não dizem quantas formatações podem ser feitas num disco rígido, mas formatar o disco rígido de vez em quando faz bem para o micro.
.
.
Não faça experiências com programas utilitários de disco rígido, seus dados agradecem.
.
.
.

.
.


╠╬╬╬╣«ŁÐŚ»╠╬╬╬╣

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: