sábado, 12 de dezembro de 2009

UNetbootin: Crie liveUSBs facilmente no Windows ou no Linux.

Se você gosta de testar distribuições Linux, o UNetbootin foi feito para você.


O pequeno programa permite criar facilmente liveUSBs, com a maioria das distribuições e versões existentes, a partir do seu sistema operacional principal (Windows ou Linux).

As vantagens são visíveis:

A primeira certamente é a economia da mídia virgem, melhor desempenho na execução do sistema, além da possibilidade de usar/instalar a distribuição em um netbook ou PC sem um leitor de CD.

Entretanto, também existem algumas desvantagens:

É necessário um dispositivo de armazenamento (1 GB no mínimo) e uma placa mãe que suporte a inicialização a partir de discos removíveis.

O UNetbootin está disponível para Windows e Linux.

Ele é compatível com trinta distribuições de Linux, incluindo Ubuntu, Debian, Mandriva, entre outras.

Também monta pen drives com FreeBSD, OpenBSD e NetBSD. A maneira mais rápida de usar o UnetBootin é abrir a imagem do CD de instalação do sistema operacional desejado, mas o programa também pode fazer o download desses dados automaticamente. No entanto, esse recurso deve ser evitado, já que, com os arquivões de imagens de CD, pode ocorrer problemas ou interrupções durante o download.


Depois de abrir a imagem do CD, basta escolher o disco relativo ao pen drive e clicar em OK. Sim, é só isso. No final da cópia, o pen drive está prontinho para rodar o sistema operacional escolhido a partir do boot da máquina.

O download e uma lista das distribuições suportadas estão disponíveis no site oficial.

Licença: Livre
Tamanho: 3,87 MB
Sistema Operacional: Windows & Linux
Fabricante: Geza Kovacs
Língua: Português.

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: