terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aprenda a atualizar a BIOS do computador

A BIOS é o sistema mais básico de um computador. Através desse aplicativo a placa-mãe controla todos os componentes da máquina, o que permite ao sistema operacional lidar com eles. Ela é programada através de um firmware e pode salvar informações e configurações feitas pelo usuário.

Ao acessar a BIOS de um computador você confere esses dados para os principais itens acoplados à placa-mãe e personaliza diversas opções para eles - o que requer conhecimentos aprofundados no assunto. Também é possível atualizar a BIOS, o que ensinaremos neste artigo. No entanto, é preciso rever alguns pontos antes de decidir realizar o processo.

Por que atualizar?

Se o seu computador atende a todas as suas necessidades e não apresenta nenhum tipo de falha ou erro que provavelmente ocorra na BIOS, não é recomendado atualizá-la. Indicamos isso porque a ação em alguns casos pode ser perigosa e errar na atualização pode causar erros graves na BIOS, o que trará ainda mais dor de cabeça.



Por outro lado, se você tem problemas com compatibilidade de hardware, desempenho ou qualquer situação em que uma atualização de BIOS possa resolver o caso - vale a pena procurar na internet por soluções alternativas -, este processo pode ser a melhor saída.

Precauções

É preciso observar alguns detalhes de extrema importância na hora de atualizar a BIOS. Primeiramente, certifique-se de que você utilizará o modelo exato da BIOS para a placa-mãe da sua máquina.

Também é importante fazer uso de um no break ou minimamente um filtro de linha para evitar oscilações de energia. Isso é importante pelo fato de que uma queda de luz durante o processo pode corromper a BIOS, erro que dará muita dor de cabeça para consertar.

Conheça o modelo da BIOS

Se você decidiu atualizar a BIOS, nada melhor do que conhecer exatamente o modelo dela para prosseguir. Ao adquirir computadores prontos de marcas conhecidas há uma boa chance de você encontrar os links para as últimas versões da BIOS nos seus respectivos sites. Em geral você coloca o modelo exato da sua máquina e a lista de arquivos aparece pronta para ser baixada.

Alguns modelos de placa-mãe contam inclusive com um aplicativo que busca e atualiza automaticamente a BIOS. Esse programa em geral vem com o CD de instalação dos drivers da motherboard. Se você tem essa possibilidade, não tenha dúvida de que ela é a forma mais simples e segura de atualizar a BIOS.


Aplicativo para atualizar a BIOS automaticamente


Nada nos sites famosos?

Se nos sites dos fabricantes você não encontrou o que precisava, é necessário realizar mais dois processos: encontrar a versão da BIOS e o fabricante da placa-mãe.

Para o primeiro, a melhor opção é utilizar o comando msinfo32 (que em muitos casos exibe inclusive o fabricante da placa-mãe). Nos Windows 7 e Vista digite a palavra na lacuna de busca do Menu Iniciar. No Windows XP é preciso escolher a função "Executar", também localizada no Menu Iniciar.

Na janela de informações basta observar o modelo da placa-mãe e a versão da BIOS instalada (como indicado na figura abaixo). Se a motherboard não aparecer na lista e você não tiver uma caixa ou CD contendo o modelo, utilize algum aplicativo de diagnóstico de hardware. A melhor indicação é o Everest. Ao instalar e executar o programa, acesse o sumário inicial ou a opção “Motherboard” para encontrar essa informação.



Baixe e atualize

De acordo com as informações que você já tem, agora é possível buscar a atualização correta para a BIOS. Ao encontrar a lista de arquivos no site específico, em geral há uma descrição com as melhorias que aquela versão trará à máquina. Se os itens descritos são o que você precisa, baixe o arquivo e atualize a BIOS.

Nessa etapa torna-se um pouco complicado explicar o processo de atualização, visto que dependendo do modelo e ano da sua placa-mãe ele pode ser totalmente diferente. Nos mais atuais, em geral a atualização da BIOS é feita de maneira automatizada, com a própria interface do Windows.

Em placas mais antigas pode ser necessário copiar o arquivo para um disquete ou CD e fazer o boot da máquina com a mídia, o que requer mais conhecimentos no assunto. Se você se sente inseguro com essa última alternativa, a melhor opção ainda é pedir ajuda para um conhecedor do assunto ou técnico da área.

Finalize o processo

Depois que a BIOS for totalmente atualizada, uma boa dica é desligar a máquina e a chave da fonte na parte traseira do gabinete. Aguarde alguns segundos para religar o equipamento e confira as mudanças da mesma forma que você fez para conhecer a versão da BIOS, através do comando msinfo32.




Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/3537-aprenda-a-atualizar-a-bios-do-computador.htm

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: