segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Formatação de Baixo Nível (Zero Fill) Seagate


Na verdade, o termo "baixo nível" é um pouco inadequado.

.

O processo de baixo nível usado pela primeira vez anos atrás em discos rígidos MFM tem pouca semelhança com o que hoje chamamos de "formatação de baixo nível" de unidades ATA (IDE) ou SATA.

.

O único método seguro para inicializar todos os dados em um dispositivo Seagate é a opção Zero Fill (Preenchimento zero) do SeaTools for DOS. Esse é um processo simples de gravar zeros (0) na unidade de disco rígido inteira.

.

.

As razões mais comuns para aplicar o Zero Fill a um disco rígido ATA (IDE) ou SATA são:

.

* para remover um vírus que não pode ser removido sem destruir o setor de inicialização.

* .

* para alterar de um sistema operacional para outro e remover tudo o que há na unidade.

* .

* para apagar informações confidenciais por motivos de privacidade.

* .

* para verificar setores com problema que podem ser detectados e substituídos por setores .

* sobressalentes válidos, ao gravar para os setores.

* .

Por padrão, unidades de disco modernas mantêm setores sobressalentes para fins de realocação. .

Geralmente, os setores tornam-se difíceis de ler muito antes de ficarem impossíveis de ler.

.

Nessa situação, os bytes de dados reais no setor são preservados e transferidos para o novo sobressalente durante uma realocação de setor.

.

Da mesma maneira, quando um disco grava dados (como um procedimento de apagamento Zero Fill) e encontra um problema, o firmware da unidade aposenta o setor com problema e ativa um substituto antes de indicar o status de gravação com êxito.

.

* Obs:. Aplicar o Zero Fill a uma unidade ATA (IDE) ou SATA destrói 100% dos dados contidos na unidade. Verifique se foi realizado um backup completo da unidade antes de prosseguir.

* A opção de apagamento Zero Fill no SeaTools for DOS é o melhor método para uso com unidades de disco rígido Seagate. Alguns BIOS de sistema podem incluir uma opção de Formatação de baixo nível, mas ela deve ser evitada, pois pode produzir resultados indesejados.

* .

* NUNCA INTERROMPA UMA FORMATAÇÃO ZERO FILL, VOCÊ PODE INUTILIZAR SEU HD FAZENDO ISSO.

* .

A rotina de download para o SeaTools for DOS cria um CD ou disquete de inicialização. Inicialize com o CD ou disquete para iniciar o SeaTools for DOS.

.

Após a inicialização, recomenda-se testar a unidade. O Teste básico rápido leva menos de um minuto para ser concluído.

.

O Teste básico longo pode levar várias horas para ser concluído, dependendo da capacidade da unidade.

.

Quando estiver pronto para apagar a unidade, selecione a unidade a ser apagada. Depois, selecione uma das três funções de apagamento Zero Fill.

.

Apagar faixa ZERO: apaga somente os primeiros 63 setores na unidade, o que leva menos de um segundo para concluir. Esse procedimento remove o Registro Mestre de Inicialização (MBR, Master Boot Record) e a Tabela de Partição. Isso fará com que a unidade pareça "vazia" para uma nova instalação do sistema operacional.

.

Apagamento cronometrado: apaga setores durante vários limites de tempo, até 5 minutos. Essas opções sobrescrevem os setores no início da unidade, onde a maioria dos arquivos estáticos do sistema operacional residem.

.

Apagamento completo: apaga todos os setores de dados na unidade e demora a ser concluído. Esse procedimento pode facilmente levar várias horas para concluir. A vantagem dessa opção é descobrir e realocar os setores defeituosos (difíceis de ler) para os sobressalentes válidos. Essa opção é a mais próxima, em conceito, à ideia original de uma formatação de baixo nível.

.

Quando o processo for concluído, reinicialize o sistema com o CD de instalação do sistema operacional e siga as instruções para preparar (particionar e formatar) a unidade e instalar o sistema operacional.

.

Link Para Download Abaixo:

.

SeaTools

.

.

╠╬╬╬╣«ŁÐŚ»╠╬╬╬╣

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: