domingo, 13 de dezembro de 2009

Avidemux - Edição e Manipulação de Vídeos

Avidemux é um editor de vídeos em código aberto cheio de opções, fácil de usar, bem pequeno em relação aos mais famosos da categoria (por volta de 30 MB de instalação), com opções para facilitar conversões diversas, manuseio de legendas e personalização do áudio.
As opções que ele oferece são diversas, além de suportar plugins externos, o que o deixa mais funcional ainda, mas todas práticas para que usuários menos experientes não se atrapalhem nas edições, entretanto, contem com opções . É produzido pelos mesmos desenvolvedores do famoso MPlayer.

As edições

Todas as ferramentas para edições simples (cortes, codificação, seleção de trechos, etc) estão espalhadas pelo menu principal e as mais avançadas ficam nos menus acima dele, ou seja, o usuário não fica perdido em meio a milhares de opções como acontece em outros programas da categoria.
Um dos pontos interessantes é o botão de rolagem, que permite a você navegar pelo vídeo de forma inteligente, basta rolá-lo para direita ou esquerda, quanto mais levá-lo até as extremidades, mais rápido o vídeo será rolado.

Opções avançadas

Ficam por conta dos plugins, que estão organizados em duas categorias:
  • Vídeo: aplicam efeitos e modificam a aparência, aplicam bordas, redimensionam, cortam trechos, aplicam efeitos diversos, rotacionam a imagem, reduzem o ruído da imagem, adicionam legendas, aplicam logotipos no vídeo e vários outros;
  • Áudio: modificam a qualidade do som, compressão, gain, mixagens e outras opções. 
Apesar de tudo isso, ele ainda deixa a desejar em alguns quesito como:
  • Informações sobre os formatos suportados: não há nenhuma indicação do tipo de vídeo que ele aceita, nem nas especificações no site do desenvolvedor, muito menos nas janelas de abertura de itens, o lugar mais comum para consultar este tipo de dado;
  • A extensão não é aplicado ao nome do arquivo: o usuário deve fazer isto manualmente, ou seja, uma tarefa um pouco complicada para quem não tem muita habilidade com este tipo de informação.



DOWNLOAD



Linux, source    

Windows   

Mac OS X




Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: