terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Quais as diferenças entre cada tipo de imagem?

As imagens digitais possuem vários tipos de arquivos. Os dois mais comuns são GIF e JPG: o primeiro é geralmente usado para animações que postamos na internet e o segundo é o formato mais popular, aquele gerado pela sua câmera digital. Mas também temos PNG, RAW e PDF, entre outros. Então, como saber, dentre todos esses formatos, qual o melhor e para qual serve cada um?

Selecionamos os formatos de arquivo mais populares para explicar um pouco sobre cada um deles.

BMP
BMP é o formato de imagens em Bitmap (ou raster), aquele gerado pelo Paint. Ele é utilizado pela Microsoft Windows e, por essa razão, aceito em quase todos os programas. O BMP é um formato que armazena pixel por pixel, mesmo que sejam de cores iguais. Sendo assim, ao gravar uma imagem em Bitmap, não temos perda de qualidade, mas ao mesmo tempo, o tamanho do arquivo fica muito grande. Para transferência de imagens surgiu a necessidade de compressão do arquivo. As extensões de compressão de imagem mais comuns são GIF, JPG e PNG, descritas a seguir.

GIF
GIF animado.A sigla quer dizer Graphics Interchange Format (Formato de intercâmbio de gráficos). GIF nasceu em 1987 e suporta até 256 cores, por isso, salva a imagem em um formato pequeno, prático para a internet. Este formato suporta pequenas animações, ou seja, a partir da sobreposição de imagens é possível deixá-las em movimento. Além disso, o GIF também suporta transparência de fundo, e por isso costuma ser usado para logos de empresas em páginas da internet. GIF é um formato de arquivo aceito pela maioria dos programas de edição de imagem.



JPG (ou JPEG)

Esta extensão, de 1992, é a sigla de Joint Photographic Experts Group, grupo de especialistas em fotografia. JPG é um formato mais indicado para fotografias, por isso é utilizado em câmeras digitais. A qualidade do JPG é maior que a do GIF, pois aceita 24 bits de cor por foto (16 milhões de cores), enquanto o formato GIF só aceita 8 bits. Com esta extensão é possível escolher o tamanho do arquivo da imagem e, quanto menor ele for, maior a perda de qualidade da foto. Também é um dos formatos mais utilizados para transferência na internet. A maioria dos programas de edição de imagem aceita formato JPG.



PNG
PortaPNGble Network Graphics (Gráficos de rede portáteis) foi criado no meio da década de 90 para substituir o formato GIF. Além de comprimir bem o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, o PNG aceita até 16 milhões de cores, em oposição as poucas 256 cores do GIF. Ele também aceita transparência, mas utilizando um canal alfa, o que significa que é possível definir o nível de opacidade de cada pixel, aumentando, assim, sua qualidade. O PNG também tem um formato para animações, chamado APNG.



Os três formatos descritos acima são os mais comuns na internet, aceitos para postar em Orkut e Facebook. Mas além desses, existem outros que você já deve ter visto. Um formato muito popular para textos e artigos distribuídos na internet é o PDF, que permite que você visualize textos sem modificá-los. O formato RAW, que significa “cru” em inglês, é gerado pela câmera digital, anterior ao JPG, sem ajustes.

Também temos os formatos gerados por editores de imagem: CPT é o formato padrão do Corel Photo-Paint Image, o Photoshop gera o formato PSD que, normalmente, só é aceito em programas da Adobe, o formato do Flash é SWF, utilizado principalmente em páginas na internet e XCF é o formato do popular editor de imagens GIMP.

Então, da próxima vez que receber uma foto por email e não conseguir visualizá-la, dê uma olhada lá no final do arquivo e veja a sua extensão, ela te indica qual programa abrirá a imagem.

Muitos outros formatos existem por aí, mas selecionamos aqui os mais populares para, quem sabe, ajudar você a entender os tipos de imagem, quais suas diferenças e para que são mais utilizadas.


Fonte: Baixaki

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: