domingo, 20 de dezembro de 2009

TrueCrypt 6.2


.
Pen drive vira chave mestra para PC
.
Configure o sistema para ser destravado somente quando um dispositivo USB estiver plugado
.
O pen drive pode ser usado como uma chave para destravar o computador. O sistema operacional só será carregado se o disco USB estiver plugado.
.
Uma forma de fazer isso é usando o software TrueCrypt.
Rode o programa, que deve estar instalado no HD e não no pen drive. Acesse System > Encrypt System Partition/Drive.
Será preciso fornecer uma senha e ter o pen drive conectado (contendo o arquivo indicado na tela do programa) para acessar o Windows.
Para remover essa proteção, acesse, no TrueCrypt, System >Permanently Decrypt System Partition/Drive. Um aviso importante: se você esquecer a senha ou perder o pen drive, o conteúdo cifrado não poderá ser recuperado. Será necessário formatar o disco.
.
O TrueCrypt gera um arquivo criptografado que pode ser montado como um disco virtual. O programa tem criptografia em vários padrões,e com chave de até 544 bits. Para o padrão AES, um dos mais seguros do mercado, a chave é de 256 bits.
.
Ele ainda tem um recurso interessante: ele permite a criação de duas senhas. Uma delas, como é usual, desbloqueia todos os dados. Mas a outra senha libera apenas um conjunto previamente estabelecido das informações. Assim, se alguém forçar o usuário a entregar a senha, só serão acessados alguns arquivos.
.
Quem quiser proteger os dados em um pen drive também pode levar o TrueCrypt diretamente no dispositivo.
.
Descrição do fabricante:
.
Software de criptografia gratuito e com código-fonte aberto para Windows Vista/XP, Mac OS X e Linux. Ele é capaz de criar um disco virtual criptografado em um único arquivo e o monta como se fosse um disco de verdade. Criptografa uma partição inteira ou dispositivo de armazenamento como um pen drive ou HD externo. Criptografa a partição ou disco no qual o Windows esteja instalado (instalação pré-boot). A criptografia é automática, em tempo real e transparente. Traz dois níveis de negativa plausível, no caso de inimigos forçarem você a revelar a senha.
.
Data do lançamento do programa: 16/06/2009

Nome: TrueCrypt 6
Fabricante: TrueCrypt
Licença: Freeware
Tamanho: 2.51 MB
Língua: Inglês
Classificação: Criptografia
.
DOWNLOAD
.
╠╬╬╬╣«ŁÐŚ»╠╬╬╬╣

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

1 comentários:

Álvaro Paulo disse...

LDS o tópico está muito bom e princiaplmente a dica, só que a explicação está muito vaga, será q você não consegue fazer um tutorial completo? É que tem gente "lerda" ( tipo eu ) que não pega as coisas muito fáceis.
Mesmo assim, grande UP!!