sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Memória RAM entupida e muitos processos podem causar lentidão


Nem toda lentidão de computador é sinal de que ele precisa ser formatado. Às vezes mesmo que você tenha longos períodos de lentidão, pode ser algo mais simples do que parece e inclusive relativamente fácil de ser resolvido. Abaixo seguem alguns pequenos “vilões” que podem estar fazendo com que sua experiência no computador seja menos agradável do que deveria.
Processos


Seu computador pode estar com muitos processos abertos ao mesmo tempo, inclusive com alguns que sejam desnecessários. Existem programas que certas funções exigem que um processo esteja aberto no Windows, como os gerenciadores de banco de dados, por exemplo, e muitas vezes, o processo referente a ele é inicializado juntamente com o Windows.


Esse tipo de processo, normalmente é custoso para o sistema e poderia estar fechado. Programas que buscam atualizações automáticas também costumam deixar processos em aberto e muitos deles podem acabar consumindo processamento e memória em excesso. Para o antivírus, por exemplo, essa é uma atividade essencial, porém existem programas que não precisam estar constantemente buscando por atualizações, pois elas não são tão frequentes assim.


A melhor coisa que pode ser feita, caso seu computador esteja acumulando muitos processos, é cancelar alguns deles. Programas que não estejam em uso e cujos processos estejam ativos podem ser programados para que esses processos venham a ser abertos somente pelo usuário.


Dessa forma, quando você for utilizar o programa, deverá iniciar o processo referente a ele, porém não ficará em atividade o tempo todo, consumindo recursos de seu computador. Você também pode pesar programas que não precisem estar buscando constantemente por atualizações automáticas e deixá-las para que sejam feitas manualmente.

Navegadores


Muitas abas de navegador abertas ao mesmo tempo também acabam por deixar o computador mais lento, pois consomem muita memória RAM. No caso dos navegadores, é um pouco mais simples de lidar com problemas de lentidão causados por eles. Para restaurar o bom funcionamento, normalmente basta fechar todas as abas e reiniciar o navegador.


Muitos complementos instalados no Firefox também podem deixá-lo mais lento, causando a sensação de que o problema está no computador.


Muitas abas abertas no navegador também consomem memória


No caso do Google Chrome, por exemplo, além da memória, ele consome recursos extras do processador, pois ele inicia um novo processo para cada janela de navegador que estiver aberta. Pensando nisso, este navegador conta com um recurso próprio para limpeza de memória chamado “Purge Memory”.


Se você quiser utilizar este recurso depois de já estar navegando há um tempo com o uso do Chrome, basta utilizar o atalho “SHIFT + ESC” e clicar no botão “Purge Memory”.

Memória RAM


A memória RAM exerce influência de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador, pois é ela quem armazena as informações de programas abertos em endereços para que sejam acessados de forma mais rápida.


Se a memória estiver muito ocupada com endereços ou você tiver uma quantidade muito pequena dela instalada em seu computador, as informações dos programas necessitarão ser transferidas do disco rígido, CD, Zip disk, pendrive, etc. para a memória RAM quando estiverem em uso, tomando mais tempo nesse processo. Dessa forma, quanto maior quantidade de memória RAM, mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores poderão ser carregados de uma só vez e em menos tempo.

Manter a memória RAM limpa é sempre uma boa pedida!


Sinais de que a memória RAM está insuficiente começam a aparecer quando programas que requerem recursos gráficos começam a ficar lentos para carregar e – depois de certo tempo em uso – até mesmo aplicativos leves demoram muito mais e ocupam mais processamento. Quando você recebe um aviso do Sistema Operacional indicando “Memória Insuficiente” ou “Memória Virtual Insuficiente”, este se deve ao fato de um programa que foi solicitada a abertura e ele não “caber” na memória RAM por falta espaço nela.


Alguns truques podem ser feitos para aumentar o espaço da RAM de forma a obter um maior aproveitamento dela e assim melhorar a agilidade no processamento de seus dados, otimizando, de forma indireta, a velocidade de seu computador.

Temporários de instalação e download


O Windows costuma armazenar informações de programas em fase de download ou instalação em uma pasta temporária do sistema, porém nem sempre ele exclui esses arquivos após o termino da operação. Embora este tipo de arquivo esteja mais ligado a problemas com espaço em disco rígido, quando associados com problemas de memória, podem causar lentidão.


Para resolver este problema é simples, você pode excluir informações que estejam na pasta temporária do sistema (normalmente nomeada como “Temp”) e ver se há resquícios de downloads há muito terminados e instalados na pasta de downloads.




Fonte: Baixaki

Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários: